Frequently Asked Questions (FAQ)

PERGUNTA: Por que o céu é azul?

RESPOSTA: Quando a luz atravessa um meio, ela é espalhada pelas partículas deste meio. Quando o Sol está alto, a sua luz atravessa um fina camada da atmosfera. Essa camada não é suficientemente espessa para esgotar muito o azul da luz do Sol. No final da tarde, no entanto, a luz do Sol poente incide obliquamente na atmosfera e segue um caminho muito maior no ar. Espalha-se mais o azul, ficando apenas o vermelho.

PERGUNTA: Por que a água apaga o fogo?

RESPOSTA: Logo que a água entre em contato com o objeto em chamas, se transforma em vapor. Para isto, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois a água entre em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente.

PERGUNTA: Por que a neve é branca?

RESPOSTA: A neve tem a cor branca pela mesma razão que parece branco o vidro moído e, em geral, todas as substâncias transparentes quando são trituradas. Isto acontece porque os raio de luz, ao penetrarem nos diminutos pedaços de gelo transparentes, não passam através dele, mas se refletem, nos limites das partículas de gelo com o ar (relfexão interna total) e, a superfície que dispersa desordenadamente em todos os sentidos os raios de luz que incidem sobre ela, aparece, para o olho, como branca.

 

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por hostingdomus.com.br